top of page

Desvendando o Lipedema: Como identificar os sintomas e as opções de tratamento

Atualizado: 29 de jun.


Se você não conhece essa condição saiba que o lipedema é uma condição crônica que afeta principalmente as mulheres, caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura, especialmente nas pernas, quadris e coxas. Isso resulta em uma distribuição desproporcional de gordura no corpo, muitas vezes chamada de aparência "em forma de pera".


Você conhece os principais sintomas e as causas do lipedema?


A causa exata ainda não é totalmente compreendida, mas fatores genéticos e hormonais parecem desempenhar um papel importante. Os sintomas incluem sensibilidade ao toque, contusões fáceis, pernas pesadas e doloridas, e aumento do risco de edemas.


O diagnóstico é feito com base na história clínica e exame físico. Embora não haja cura, o tratamento visa aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Isso pode incluir terapia física, compressão, dieta e exercício, e, em alguns casos, procedimentos cirúrgicos como a lipoaspiração.




A produção inadequada de ácido clorídrico no estômago

Como cuidar de lipedema com a alimentação?


A primeira coisa que as pessoas pensam é em retirar alimentos da dieta sem avaliar o que precisa ser inserido. Por ser uma doença crônica, que causa dor e que pode evoluir, temos que pensar em comida de verdade (isso por si só já vai trazer uma dieta anti-inflamatória) e além disso, pensar em alimentos antioxidantes para te ajudar nesse processo.


Vitamina A, C, D, E, Selênio, Zinco, Magnésio e ômega 3 são muito importantes e você pode encontrá-los nas frutas cítricas, oleaginosas, gengibre, cacau, alho, canela, cúrcuma, grão de bico, feijão, ovos, carnes magras... Sua dieta não precisa ser completamente restrita pois existem vários alimentos que podem colaborar para uma melhora significativa.


E quando for retirar alimentos da dieta, retire o que é industrializado e você tem consciência que não é nutritivo, diminua a ingestão de açúcar, refrigerante, biscoitos e bebida alcoólica. Além disso, pesquise se você tem alguma sensibilidade alimentar para diminuir gatilhos de inflamação.


Além das estratégias nutricionais, você tem que ter consciência que o treino de força é um grande aliado e muito necessário nesse processo, além de sessões de drenagem linfática para te ajudar com as dores e desconforto.


Tratar lipedema é multidisciplinar! Busque profissionais habilitados para te ajudar.

Para um atendimento individualizado, clique no link da biografia e entre em contato!


Como seria sua vida livre das dores e incômodos do lipedema?





 

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o seu nutricionista para tratar o lipedema.


Siga nas redes sociais para se manter sempre atualizado.

Comentários


bottom of page